O que é?
O SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social é uma resposta social da Cooperativa Sempre a Crescer CRL., criada a 01 de Julho de 2007, tutelada pela Segurança Social de Braga, que assegura o atendimento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.
Trata-se de uma resposta social integrada, sistemática e pluridireccionada que pretende a aquisição de competências nas mais diversas áreas do social através de promoção da participação dos beneficiários RSI e da Ação Social na definição do projeto de mudança e consequente autonomização. Visa, portanto, apoiar as pessoas e as famílias, residentes na área geográfica definida, na prevenção e/ou reparação de problemas.
Este trabalho centra-se nas necessidades, experiências e interesses das famílias, com o envolvimento ativo das mesmas na resolução dos seus problemas. Pretende-se desta forma a mudança de atitudes e comportamentos que permitam o desenvolvimento de competências e práticas que garantam a integração social através das diferentes áreas (como a organização doméstica, gestão financeira e das dinâmicas familiares, promoção da saúde, do emprego/ocupação e educação).
O acesso a alguns destes apoios depende:
Dos equipamentos e serviços estarem disponíveis na zona da residência ou razoavelmente perto
Das instituições do setor da Segurança Social terem capacidade para o receber.
O que fazemos?
Atendimento psicossocial informação e orientação de indivíduos e famílias, de acordo com os seus direitos e deveres;
✔ Encaminhamento e acompanhamento psicossocial adequado a cada situação;
✔ Planeamento e organização da intervenção social;
✔ Contratualização no âmbito da intervenção social;
✔ Dinamização de parcerias e actividades de acordo com as problemáticas apresentadas;
✔ Mobilização dos recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional;
✔Elaboração de relatórios, informação social, pareceres, propostas e ações congruentes com as medidas aplicáveis às diversas situações;
✔ Atribuição de prestações de carácter eventual com a finalidade de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica.
Numa fase inicial, a intervenção técnica é responsável pela análise e produção de diagnósticos dos problemas económicos, sociais e psicológicos do indivíduo/família, bem como, a necessária avaliação de recursos, potencialidades e constrangimentos, necessários ao desenvolvimento de intervenções ajustadas aos mais reais problemas da população.
Por sua vez, estas atividades compreendem o acompanhamento e realização de ações/tarefas do quotidiano familiar e de interação comunitária bem como de reforço de competências pessoais, sociais e profissionais das famílias.
OBJETIVOS
Desenvolver respostas sociais em situação de vulnerabilidade é uma prioridade do SAAS da Sempre a Crescer.
A pobreza, o desemprego, a exclusão social, a toxicodependência, a violência, entre outras, são situações que se agravaram com o início da crise socioeconómica que assola o país.
De um modo geral, a intervenção da equipa tem como principal finalidade a prevenção e a reparação de situações de carência e desigualdade social através da integração e promoção comunitária das pessoas e o desenvolvimento das suas capacidades e competências. Especificamente, pretende-se:
– Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequados a cada situação;
– Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
– Prevenir situações de pobreza e de exclusão social;
– Assegurar o acompanhamento psicossocial dos indivíduos e famílias no desenvolvimento das suas potencialidades contribuindo para a sua autonomia, autoestima e gestão do seu projeto de vida;
– Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
– Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional;
– Dotar as pessoas e famílias dos meios e recursos que possibilitem planear a sua vida de forma organizada e autónoma;
– Assegurar o acompanhamento psicossocial do percurso de inserção social;
– Melhorar a qualidade da rede informal de apoio;
– Fomentar o investimento num projeto de vida próprio, no qual os indivíduos assumam um papel ativo e interveniente na promoção e autonomização, sempre apelando para a responsabilização;
– Incidir na elevação pessoal promovendo aspetos como a motivação, a dignidade pessoal e as capacidades socioprofissionais, entre outros, como suporte para o sucesso da integração social;
– Proporcionar o acesso à formação qualificante e à integração sócio-profissional;
– Proporcionar o conhecimento de direitos e deveres cívicos e a utilização eficaz de recursos formais de apoio;
– Assessorar e orientar as famílias, desenvolvendo actividades em vários eixos, nomeadamente, gestão doméstica, saúde, emprego/ocupação, educação, gestão da dinâmica familiar;
– Promover a participação social e cívica;
– Potenciar a concertação da atuação dos diversos organismos e entidades envolvidas;
– Assegurar a coordenação eficiente de todos os agentes, meios e recursos;
– Promover o desenvolvimento de mecanismos e estratégias no âmbito da intervenção social;
– Reforçar a plataforma de colaboração estabelecida com as entidades que localmente prestam serviços no âmbito Social;
– Promover plataformas de colaboração com as entidades da administração local e central com intervenção em áreas complementares ao âmbito da Ação Social;
– Assegurar o Atendimento e Acompanhamento psicossocial das situações de vulnerabilidade, nomeadamente através da gestão, a nível local, dos programas criados para esse efeito;
– Promover iniciativas de experimentação social que constituam novas abordagens de resposta a problemas emergentes identificados nos territórios;
– Concertar a ação de todas as entidades públicas e privadas, estruturas e programas de intervenção na área de maior risco, de modo a reforçar estratégias de cooperação e de racionalização de recursos.